Retrato em Óleo sobre Tela: Técnica, Materiais e a Busca pela Verdade Humana

Cada rosto é único: a pintura em óleo transforma pessoas em eternidade.

A arte do retrato em pintura a óleo sobre tela vai muito além da semelhança física. Retratar um rosto é buscar sua alma, é impregnar cada pincelada de humanidade, registrando que ali não se trata de qualquer figura, mas de uma pessoa exclusiva, irrepetível neste imenso planeta. O retrato é memória, presença e eternidade.

Para dar a essa obra a dignidade que ela merece, o artista deve também escolher com rigor os materiais. O chassi de madeira de cedro, firme e resistente, garante a sustentação da tela. As cunhas permitem manter a tensão adequada, preservando a pintura ao longo do tempo. O tecido de linho, tradicionalmente fixado com cravos ou pregos de cobre – e também de latão, já que não enferrujam – confere à base resistência e qualidade superiores, capazes de atravessar décadas.

Retratar em óleo sobre tela é mais que pintar — é eternizar uma vida única, singular. Cada rosto guarda uma história, e a missão do pintor, como retratista, é revelar essa essência em arte.

Assim, a técnica e o cuidado com os materiais se unem à sensibilidade do olhar do artista. Cada detalhe da preparação, cada gesto do pincel, contribui para revelar não apenas a aparência, mas a essência — o ser humano único, que jamais se repetirá.

JG Fajardo
Instagram: FajardoFineArts
Email: jgfajardo@gmail.com


Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”

8 Comentários

  1. Excelente trabalho. Somente essas mãos hábeis são capazes de apresentar em tela o emblemático sorriso sereno de churchill. Também tenho um igual e está em local de destaque em casa. Perfeito

  2. José Geraldo Alves Fajardo on

    Minha gratidão à revista Artmosphera por abrir este espaço tão especial. A partir de agora, quinzenalmente, estaremos em estreito contato, compartilhando arte, inspiração e o poder transformador da pintura.

  3. José Geraldo Alves Fajardo on

    Minha gratidão à revista Artmosphera por abrir este espaço tão especial. A partir de agora, quinzenalmente, estaremos em estreito contato, compartilhando arte, inspiração e o poder transformador da pintura. Que cada edição seja um novo encontro entre cor, emoção e beleza.

Deixe seu Comentário

Exit mobile version