Você sabe o que significa Programação Preditiva? – Parte 1
Programação preditiva seria uma teoria dita conspiratória para preparar a população de forma que, caso algo venha a acontecer, essa população já agiria conforme o necessário, tornando as pessoas mais complacentes perante uma nova realidade que se quer implementar.
Muitas vezes vemos esses padrões após eventos trágicos, não antes, um tipo de coisa mais de “retrodição” ( que seria uma predição para trás ) que de “preditiva”.
Nessa teoria, governos e grupos privados estariam usando filmes, programas televisivos e livros de ficção como ferramenta de controle das massas, com o objetivo de adestrar a população para aceitar como válidos eventos projetados para o futuro.
A indústria cultural funcionaria como veículo para consolidar essa tática de propaganda. Isso porque, ao assistir algo que uma pessoa normalmente percebe como entretenimento, a resistência crítica é reduzida e as mensagens são recebidas com maior facilidade.
Conceito é de Allan Watt, que diz que, num universo de engenharia social, muitas das vezes, uma mudança que está sendo programada para o futuro começa a ser anunciada antes, de forma que a população vá sendo adestrada a se comportar da maneira conforme o sistema quer.
O termo adestramento teria a ver com os “Cães de Pavlov”, que diz respeito ao condicionamento clássico de respostas automáticas em seres vivos através de associações repetidas de estímulos.
Alan Watt diz que familiarizar o público com as mudanças sociais planejadas através do entretenimento é uma forma sutil de condicionamento psicológico, uma tática para reduzir a resistência recorrendo à emoção e ao drama.
“O drama com emoção e uma situação de crise em um filme são um excelente método para transmitir pontos de vista. É quase como acoplar uma ideia no drama, e ela é baixada como um vírus em seu subconsciente, e você está sendo programado, o que é chamado de “programação preditiva’”.
Segundo Watt, a técnica tem servido ao mesmo propósito desde os tempos antigos.
Platão, em sua República, menciona a indústria cultural de sua época e como ela era essencial não apenas para manter o controle da elite sobre o povo, mas também para controlar tudo o que era apresentado ao público.
Em círculos mais restritos, esse processo de falsificação da realidade é chamado de “propaganda”. A indústria cultural funcionaria como um veículo para consolidar essa tática.
O termo ‘propaganda’ sendo usado no sentido de propagar.
Vamos falar sobre Programação Preditiva? – Parte 2
A programação preditiva é encontrada na indústria cultural através da música, da cultura e do cinema, os quais seriam os meios utilizados para passar ideias, e convencer e manipular as pessoas. A indústria cultural envolve principalmente a indústria fonográfica, studios de cinema como Hollywood e outros grandes studios de séries e filmes, dos grandes serviços de streaming.
Ao assistir algo que a pessoa percebe como entretenimento, a resistência crítica da pessoa é reduzida, e as mensagens são então recebidas com mais facilidade. Quando se vê um filme, não se está com o espírito crítico muito aguçado.
Há quem aponte, inclusive, uma relação entre a teoria da programação preditiva do Allan Watt com a teoria da aprendizagem social, a qual fala da capacidade de reproduzir um comportamento observado. A teoria da aprendizagem social funciona com base na imitação.
Exemplos de programação preditiva em filmes ou séries.
The Simpsons são um verdadeiro festival, “tendo previsto” o 11/09, as eleições do presidente americano Trump, catástrofes naturais, pandemia, dentre tantas outras coisas.
Na série de filmes Matrix, o programador Neo passa a duvidar do mundo à sua volta, e descobre estar na Matrix, um sistema de IA que criou uma realidade ilusória e explora seu corpo e cérebro reais. Trazido de volta à consciência, Neo entra então em guerra contra as máquinas, sendo apontado como o messias que pode salvar a humanidade.
A programação preditiva está também relacionada com a previsão de tecnologia futura. Os cientistas já estariam recorrendo a escritores de ficção científica, para ajudar a descobrir as tendências tecnológicas, como as pessoas poderiam usar um produto, como o futuro poderia ser.
O filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, do diretor Stanley Kubrick, mostrou o tablet, e ainda acertou o ano que o primeiro iPad chegou às prateleiras, em 2010.
Star Trek: The Next Generation, que estreou em 1987, já mostrava computadores sensíveis ao toque. As pessoas digitavam e usavam a tecnologia touchscreen.
Já Blade Runner, em 1982, com Harrison Ford, mostrou o videofone, com imagens muito semelhantes às chamadas de vídeo via Skype, Messenger e FaceTime.
The Trumman Show mostra milhões de pessoas assistindo a um programa de televisão sobre uma pessoa comum e sua vida cotidiana mundana, muito comum na atualidade.
O Exterminador do Futuro, de 1984, mostra aeronaves controladas por computador e robôs assassinos que chovem fogo e morte sobre populações humanas, bem semelhantes aos atuais drones e robôs, fortemente empregados por militares em todo o mundo.
Em O Inimigo do Estado, o governo espiona e rastreia qualquer um de seus cidadãos, usando satélites, telefones celulares e GPS.
A publicidade direcionada é demonstrada no filme de 2002, Minority Report, com o personagem de Tom Cruise,
tendência crescente em marketing, baseados no comportamento do cliente, como o que eles compraram no passado, ou o que costumam pesquisar na Internet. As redes sociais coletam o histórico dos clientes para esse fim.
Então, os eventos seriam previstos, ou seríamos meramente previsíveis? Ou seria, conforme as palavras de Alan Kay, que “a melhor maneira de predizer o futuro é inventá-lo”?
Fontes: Programação Preditiva: propaganda em tempos de crise?
Predictive Programming, or When Movies ‘Predict’ Real Events | HowStuffWorks
Matrix — O Filme. A discussão sobre a evolução da… | by Code in 5 | Medium
10 filmes imperdíveis sobre Inteligência Artificial – Canaltech
Programação Preditiva: propaganda em tempos de crise?
Predictive Programming, or When Movies ‘Predict’ Real Events | HowStuffWorks
Matrix — O Filme. A discussão sobre a evolução da… | by Code in 5 | Medium
10 filmes imperdíveis sobre Inteligência Artificial – Canaltech
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”