Um conto e dois Batistérios
Breves pensamentos sobre a diferença entre os dois principais batistérios de Ravena.
31 DE JANEIRO DE 2025
Na cidade de Ravenna existem dois batistérios, em grande parte semelhantes em design e forma. Ambas são estruturas octogonais tampadas com uma cume. No topo da cúpula, ambos têm mosaicos do Batismo do Senhor.
Uma diferença fundamental existe entre esses dois mosaicos, no entanto: a Barba de Cristo ou a falta dela. Na cidade de Ravenna existem dois batistérios, em grande parte semelhantes em design e forma. Ambas são estruturas octogonais tampadas com uma cume. No topo da cúpula, ambos têm mosaicos do Batismo do Senhor.
Uma diferença fundamental existe entre esses dois mosaicos, no entanto: a Barba de Cristo ou a falta dela.
O Batistério que retrata um Cristo barbudo é o mais velho dos dois. Foi construído como parte de um complexo de basílica maior por ordem do bispo local. Cinquenta anos depois, um segundo batistério seria construído, também parte de um projeto de construção maior.
Desta vez sob as ordens não do Bispo, mas de Teodorico, o Grande, Rei Ostrogótico da Itália. Teodorico e seus colonos ostrogodos eram cristãos arianos, mantendo a crença de que Cristo era uma criação de Deus Pai e, portanto, subordinado. O arianismo era um pouco mais do que uma disputa teológica entre os ostrogodos e seus
súditos.
Os godos foram cristianizados pela primeira vez como arianos pelo bispo Ulfilas. Como algumas fontes dizem, foi o Bispo Ulfilas quem criou o Script Gótico para poder traduzir a Bíblia para o gótico.
A civilização gótica, pode-se dizer, começou com o arianismo. Ser gótico era ser ariano. Ser ariano era ser gótico. O arianismo serviu como um marcador de sua estranheza, algo que ambos os lados muitas vezes estavam ansiosos para enfatizar. O próprio Teodorico era um romanófilo e modelou sua administração ao longo das linhas romanas, respeitando os costumes romanos e iniciando uma série de projetos de construção pública. No entanto, na construção ou cunhagem onde sua imagem é retratada, ele é sempre retratado na moda gótica: bigode em vez de barbeado.
Como parte de seu programa de construção de asca romana, Teodorico, o Grande, construiria para si uma Basílica Ariana em Ravenna para rivalizar com a já existente da Calcedônia. Ele até foi tão longe a ponde ter um batistério construído à imagem espelhada do grande batistério dos cristãos da Calcedônia.
Theodoric faria apenas uma mudança no design. No mosaico que decora o topo da cúpula, Cristo é retratado como bem barbeado em Seu Batismo, em vez de barbudo, como no Batistério da Calcedônia.
Ter Cristo barbeado, enfatizou a juventude e a inexperiência de Cristo no momento de Seu Batismo, um aceno sutil para a ideia de que Cristo foi criado, em vez de co-eterno com o Pai.
Por: History in Story Substack