O que é Cultura?
Cultura
Cultura é tudo o que um grupo de pessoas cria, compartilha e transmite ao longo do tempo, como língua, tradições, valores, crenças, ferramentas, códigos.
A cultura é subdividida em:
Cultura Popular
Cultura popular é a cultura que o povo faz para o povo consumir. É a cultura criada e vivida pelas pessoas comuns, tendo por característica ser menos refinada e até sendo entendida como menos educada.
O povo faz as roupas, as fantasias, e faz a própria festa. Juntam o dinheiro. Fazem vaquinha. Para a cultura popular podemos citar como exemplos, no Brasil, o samba, o Carnaval, folclore ( conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo ), com festas folclóricas como Bumba meu Boi, Folia de Reis, literatura de cordel, advinhas, provérbios e ditados, parlendas ( rimas infantis ), cantigas de roda, cantigas de ninar, música sertaneja, música de viola, bossa nova, MPB.
Cultura Erudita ou Cultura de Elite
Já a cultura erudita ou cultura de elite é a própria elite produzindo material para a elite social consumir. São produções culturais associadas ao conhecimento especializado e à formação acadêmica, como música erudita, óperas, balés, literatura clássica, museus, artes plásticas, artes cênicas e concertos.
A cultura de elite é menos acessível ao público em geral, por conta do custo e até pela exclusividade.
Alta Cultura
A alta cultura é um termo mais específico para produções artísticas ou intelectuais de elevado valor estético ou mesmo acadêmico, como obras clássicas, tal como peças de Shakespeare, sinfonias de Beethoven ou pinturas de Da Vinci.
A alta cultura se refere ao tipo de produção cultural que pode ser apreciada por pessoas fora das elites, que tenha interesse e acesso, porém é associada a um público mais instruído.
Cultura de Massa
A cultura de massa é produzida em larga escala para ser consumida por um público mais amplo, de forma a atingir o maior número possível de pessoas.
A cultura de massa geralmente é impulsionada por indústrias culturais, como cinema, televisão, música pop, redes sociais, streamings, músicas virais, a mídia.
A cultura de massa tem por característica conectar pessoas de diferentes lugares, sendo também criticada por ser superficial e comercial.
Observe-se que a cultura de massa é a produção cultural criada pela elite, mas destinada ao consumo das massas. Assim, tem por característica ser padronizada e comercial, promovido por meios de comunicação em larga escala, como a tv e cinema. Mesmo sendo acessível, sua intenção é lucrar, entreter e influenciar o público, passar coisas para o povo, como valores e ideologias das elites para a população, para que a população pensar o que a elite quer que ela pense.
Há de se observar que as redes de notícias são adaptadas para entretenimento ou mesmo para sensacionalismo, com vistas ao lucro e audiência em vez de profundidade ou mesmo análise critica, tendo assim o efeito de influenciar a opinião pública e promover o reforço de narrativas dominantes, limitando debates mais complexos, produzindo, assim, motivações, raciocínio, atitudes, objetivos, comportamentos favoráveis aos objetivos dos produtores desse tipo de conteúdo para as massas, e, por fim, consentimento do público, através da propaganda ( termo usado no sentido de propagar uma visão de mundo, uma ideia ) da comunicação social, que é a própria mídia. A cultura tem a finalidade de entreter e fazer conexões.
Já a propaganda faz uso desse alcance de persuasão, de forma a influenciar o consumo, e, até mesmo, de valores culturais, de propagar um sistema ou mesmo um método de alteração comportamental, de forma a reforçar o consumismo e modelar ideologias, sutilmente ou mesmo de forma explícita.
Cultura Popular: o que é, características e no Brasil – Toda Matéria
Qual o papel da publicidade na cultura de massa?
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”