O futuro Pavilhão do Catar nos Giardini della Biennale será de Lina Ghotmeh

A libanesa, fundadora e diretora do estúdio parisiense Lina Ghotmeh — Arquitetura, acaba de ser declarada vencedora do concurso internacional para a construção do Pavilhão permanente que representará o país nas futuras Bienais de Veneza, o terceiro novo Pavilhão construído nos últimos 50 anos. Sua profunda sensibilidade pela condição humana e sua linguagem decisiva e inovadora convenceram o júri.

A renomada arquiteta Lina Ghotmeh, fundadora e diretora do estúdio parisiense Lina Ghotmeh — Architecture, foi selecionada após um concurso internacional para projetar o Pavilhão do Catar nos Giardini da Bienal de Veneza. O anúncio foi feito hoje por Sua Excelência Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, Presidente dos Museus do Qatar. O Pavilhão do Catar ficará localizado no coração dos Giardini, em uma área adjacente ao icônico Pavilhão Stirling, e será encomendado por Sua Excelência Shaikha Al Mayassa em nome do Estado do Catar. Uma vez concluído, será o terceiro Pavilhão a ser adicionado ao cenário histórico e prestigioso dos Jardins em mais de cinquenta anos.
Sua Excelência Sheikha Al Mayassa disse: “Estendo meus mais calorosos parabéns a Lina Ghotmeh por ter sido nomeada para o Pavilhão do Catar nos Giardini da Bienal de Veneza. Seu trabalho inspira públicos novos e tradicionais com uma profunda sensibilidade à condição humana e uma linguagem forte e inovadora. Lina tem uma visão de mundo e sensibilidade nascidas em sua terra natal, o Líbano, que se estenderam muito além das fronteiras culturais. Ele abraçou com entusiasmo nossa visão do Pavilhão do Catar como uma plataforma para a criatividade artística, arquitetônica e cultural 2 de nossa nação e da região que abrange o Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia. Gostaria de agradecer a Sua Alteza Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani por sua visão e apoio na realização do Pavilhão do Catar. Agradeço também à República Italiana por sua visão de aproximar nossas duas nações por meio da arte e da cultura; Maria Tripodi, Subsecretária de Estado do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional; o Município de Veneza e o Prefeito Luigi Brugnaro; Pietrangelo Buttafuoco, presidente da Bienal de Veneza; Sua Excelência Khalid bin Youssef Khalifa Abdullah Al Sada, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Catar; e Sua Excelência Paolo Toschi, Embaixador da República Italiana no Estado do Catar”. Lina Ghotmeh disse: “Minha equipe e eu estamos profundamente honrados por termos sido escolhidos para este projeto emocionante e significativo. O Catar é um farol cultural para toda a região MENASA. É emocionante ter a oportunidade de projetar o Pavilhão do Catar nos históricos Giardini da Bienal de Veneza.”


Por: Rosalba Cignetti

Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”

Abrir bate-papo
Por: Artmosphera
Olá
Podemos ajudá-lo?
Exit mobile version