Mosaico de Orion
Pesquisadores cuidando do extraordinário “Mosaico di Orione” (Mosaico de Orion) do final do século II ao início do século I a.C.; localizado na “Casa de Orion”, Pompéia. “House of Orion” sobreviveu com grande parte de seu interior preservado.
A partir de 12 de agosto de 2021, as áreas das novas escavações da 5a Região de Pompéia serão abertas aos visitantes. No edifício chamado Casa de Orion, o mosaico do qual a casa leva seu nome pode ser visto em sua localização original.
O mosaico do piso mostra uma representação extremamente rara e sofisticada do mito de Orion. A cena retrata Orion se tornando uma constelação. De acordo com uma lenda, Orion era filho de Poseidon e Euryle (filha do rei Minos de Creta). O gigante foi dotado por seu pai da capacidade de andar na superfície da água.
Orion foi convidado pelo rei da ilha de Oenopion Chios para libertar a ilha de uma besta cruel que mantinha a população da ilha aterrorizada. O herói fez isso e, encorajado por seu sucesso, declarou que mataria todas as feras que viviam na Terra. A deusa da Terra Gaia, que também era a mãe dos animais, não podia permitir isso, então ela enviou um escorpião gigante contra Orion.
O caçador entrou em uma briga com ele, mas nenhuma arma foi pega na enorme besta, então ele começou a fugir, mas o escorpião o feriu mortalmente com sua picada. De acordo com outra lenda, Ártemis, a deusa virgem da caça, explodiu no amor, que era famosa por matar qualquer um que a assediasse com amor ou a visse nua.
Ártemis enviou um escorpião que mordeu Orion até a morte. Portanto, os deuses os colocaram no céu para que, quando Escorpião se levantasse, Orion se acalme.
Por: #arqueohistórias
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”