Evolutio Personalitatis
Vamos conhecer as Doze Camadas da Personalidade de Olavo de Carvalho
Em um mundo onde a compreensão da personalidade está cada vez mais relativizada, o filósofo e professor Olavo de Carvalho nos presenteou com uma teoria inovadora: As 12 camadas da personalidade. Esta breve abordagem oferece orientações que nos ensina uma visão mais abrangente da personalidade humana trazendo uma análise das diversas fases da vida: infância, adolescência, vida adulta, e a finitude, permitindo a compreensão mais profunda das motivações, desejos, medos e potencialidades de cada pessoa.
Visto que a personalidade é uma característica própria que identifica e diferencia um indivíduo dos demais, então, quanto menos o indivíduo desenvolve sua personalidade mais ele se confunde com a massa se tornando uma pessoa genérica, ao passo que, quanto mais ele desenvolver sua personalidade, mais se tornará inconfundível, único, singular.
Sabendo que uma camada é o limite da consciência de uma fase da vida, que absorve a pessoa em determinado período. Ao observar suas ações, consegue-se identificar a camada em que ela se encontra. Conhecer cada uma delas ajuda o indivíduo a enfrentar os desafios que impedem o amadurecimento.
Para descobrir em qual camada se encontra, é importante identificar aquilo que, para o indivíduo, naquele período de sua vida, é o “centro motivador” que o move, e esta jornada se inicia pela:
1ª Camada: Astrocaracterologia
Está relacionada a tomada de consciência do corpo e suas necessidades básicas: comer e dormir. O corpo é a precondição para que exista a personalidade, onde as outras camadas se desenvolvem.
2ª Camada: Psicologia do destino
Refere-se a herança de seus antepassados, com inclinação a repetir o que seus pais e avós fizeram. Acontece uma personalização de gostos e referências.
O sofrimento dessa camada envolve problemas hereditários sem controle do indivíduo.
O objetivo aqui é experienciar as sensações dos sentidos: sons, sabores, aromas, texturas e cores, descobrindo a relação com objetos que ao seu redor, aprendendo a andar e explorar o mundo a sua volta.
3ª Camada: Aprendizado
Fase de desenvolvimento da cognição e percepção, onde surge a motivação consciente do conhecimento para entender melhor o mundo, desenvolvendo a linguagem. O conhecimento não é buscado para ter ganhos, mas para conhecer apenas pela descoberta.
O Sofrimento dessa camada envolve os fracassos do aprendizado, dificuldades vencidas com o tempo, exercícios e nutrição.
O objetivo aqui é exercer a Liberdade no aprendizado para entender como as coisas funcionam.
4ª Camada: Afeto interior. Surge a questão do afeto. Não é uma questão consciente, mas uma reação automática provocada pelo mundo. Interação com amigos na escola, carência ou afeto recebido dos pais, podem levar a criança a interpretar questões objetivas para o lado pessoal e sentimental. De forma egocêntrica se sente ofendida “injustamente”, com facilidade. Buscando aceitação e segurança emocional a criança pode ou não se deparar com a rejeição e a infelicidade. Esses conflitos costumam gerar uma armadilha emocional, tornando adultos vitimistas, devido estagnação da personalidade nesta etapa.
O sofrimento dessa camada envolve a percepção da infelicidade do sentimento dela para que consiga.
O objetivo aqui é encontrar felicidade, aceitação e segurança emocional.
5ª Camada: Autodeterminação do Ego
É a fase que a pessoa busca ter orgulho de si mesma ao se notar autora da própria história, provando suas competências na resolução de problemas, em discussões, conquistas em geral, não necessitando de consentimentos alheios. Momento competitivo na vida. A capacidade de disputa aflora, aparecendo o potencial de liderança vivenciado em diversos setores.
O sofrimento dessa camada envolve falta de capacidade pessoal, sentimento de ser um perdedor.
O objetivo aqui é vencer disputas e ganhar autoconfiança.
6ª Camada: Conquista de habilidades.
Nesta fase, aflora o desenvolvimento das competências necessárias para realizar a própria vocação. Busca-se vitória financeira para seu próprio sustento, não se importando com elogios. O foco está no resultado material das próprias ações, se comprometendo responsavelmente para atingir os melhores resultados. Significa em última análise: sobrevivência.
O sofrimento dessa camada é não conquistar os objetivos materiais e financeiros.
O objetivo aqui é ter bons resultados para seu sustento.
7ª Camada: Papel social
Seu foco consiste em trabalhar para o bem da coletividade. Momento de conscientização sobre direitos e deveres como cidadão perante a sociedade conhecer as leis e a política que rege a sociedade (Constituição, etc.).
O sofrimento dessa camada é não cumprir a função de sua competência, causando dor ao próximo pelas falhas cometidas.
O objetivo é a satisfação do dever cumprido, além de estar ciente dos direitos e deveres do cidadão.
8ª Camada Eu diante da Morte
Aqui, na crise da maturidade, vem o questionamento: quem somos diante da morte…? Se o que fazemos não tem valor diante da morte, é preciso encontrar uma solução! Aqui avalia-se o sentido da vida utilizando autoconsciência moral. Algumas metas foram alcançadas, outras não…
O sofrimento dessa camada está no peso de julgar a própria vida culpando unicamente a si mesmo.
O objetivo aqui é encontrar o sentido da vida diante da morte, construindo um legado e vivendo para isso.
Ao vencer esta crise, obtém-se uma visão mais aberta do mundo, saindo do centro das próprias preocupações.
9ª Camada Vida intelectual
Indivíduo percebe que sua personalidade contém problemas e valores comuns a toda a humanidade, assim sendo, aflora a motivação de buscar a verdade e viver imerso nela. Nasce a vontade de aprender com a vida de personagens históricos de diversas épocas, diversas culturas e religiões, para assim ampliar seu entendimento sobre a experiência humana, e posteriormente, ajudar positivamente a sociedade.
O indivíduo conquista uma personalidade intelectual quando, de modo original usa a sua inteligência, para encontrar a solução de um problema, teórico ou prático, servindo prioritariamente aos interesses da sociedade e da cultura.
O sofrimento aqui é a ausência de uma solução a um problema intelectual.
O objetivo aqui é a busca da verdade.
Rei Davi
10ª Camada Vida Moral
Aqui, o indivíduo tem a capacidade de distinguir aspectos morais que estão para além de qualquer ser humano, e se vê como representante da espécie humana dotado de autoconsciência e responsabilidade pelos outros. Tal pessoa conseguiu conquistar um papel definido na hierarquia humana, destacando-se como um governante. Ele tem o poder de influenciar a personalidade as massas na maioria das vezes inconscientemente,
O Sofrimento dessa camada é a percepção que foi imoral, rasgando a própria biografia escrita até aqui.
O objetivo nessa camada é obter os meios para exercer suas ideias na sociedade.
Consegue identificar o poder que seu governante tem para transformar a sociedade?
Napoleão Bonaparte / Josef Stalin
11ª Camada Eu histórico
Algumas pessoas mudam a trajetória da história mundial conscientemente porque sabem que suas ações não morrem. Aqui, a motivação é a construção de uma personalidade duradoura através do tempo. Suas ações serão julgadas pela humanidade, afinal, elas mudam o curso da história independente do resultado positivo ou negativo. Napoleão Bonaparte e Stalin, são exemplos de personalidades que mudaram a história conscientemente.
…e Eu perante a História?? Aqui, o indivíduo passa a perceber o impacto das suas ações na história do “grande teatro humano”, fazendo perguntas como: “Quem sou eu para a humanidade?”, “Quem serei eu para as gerações vindouras?”
O sofrimento aqui é falhar nos atos históricos pretendidos e não modificar o curso da sociedade.
O objetivo dessa camada é mudar conscientemente o curso da história com suas próprias ações.
12ª Camada Eu diante de Deus
Quem chegar nessa camada vai dar prioridade agir constantemente diante de Deus, sentindo a reverência de ter de responder ao ser infinito enigmático complexo inevitável. Não se trata somente de encarar a morte, mas de se ver diante de um observador que conhece tudo, Deus. Exemplos de personalidades que viveram essa camada: Moisés, Maomé, Gandhi Sidarta e o Santos católicos.
O sofrimento aqui é decepcionar a Deus.
O objetivo é alcançar a Redenção.
E assim fechamos o ciclo da vida humana as camadas explicam a vida daquele que possui um Corpo; Se manifesta; Aprende; Supera a sua Necessidade Afetiva; Confronta o mundo em Busca da Vitória; Conquista habilidades úteis; Descobre o Dever social; Se vê diante da Morte; Busca a verdade; Busca vida moral; Constitui um eu na história e Alcança a transcendência diante de Deus.
Fonte: By arte.
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”