Etiópia Maravilhosa – Parte 1
Em minha última viagem, algo aparentemente simples prenderam minha atenção: algumas fotografias em preto e branco de animais, expostas discretamente na parede de uma lodge.
Talvez tenham me tocado tanto pelo fato de eu ser da geração de fotógrafos que revelava fotos em preto e branco, sob a luz vermelha, no banheiro da sua casa. Naquela época, tudo ligado à fotografia tinha muito mais charme, e cada clique custava caro, sendo necessário trabalhar com precisão, seja na produção, seja na exposição, seja na escolha do que deveria ser registrado.
Eu gostava muito mais das reuniões e festas daquela época. Como os filmes tinham somente 24 ou 36 poses, as pessoas selecionavam criteriosamente os momentos e as pessoas a serem registradas… rs
Fato é que aquelas imagens na Lodge, em Uganda, fizeram com que eu olhasse de forma diferente para meu vasto arquivo de fotos, e estou redescobrindo a magia das fotos em preto e branco.
Ao chegar na pasta da Etiópia, dei-me conta de quantas imagens conseguiriam ser aproveitadas para esse propósito.
O povo etíope é composto por diversos grupos étnicos. A Etiópia é um país com uma história e uma cultura extremamente ricas. Há mais do que 80 grupos étnicos distintos, cada um com sua própria língua, cultura e tradições.
Venha me acompanhar na primeira parte dessa viagem…
Fotografia: Rolf Müller
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”