Escultura Sinfônica, de Gabriel Loire
“Symphonic Sculpture”, criada por Gabriel Loire em 1975, é a obra de arte mais popular do Hakone Open-Air Museum, que é o primeiro museu de arte especializado em vitrais venezianos dos séculos XV a XVIII, no Japão, localizado em Sengokuhara, na parte norte da terma de Hakone, com uma vegetação exuberante ao redor.
A torre de vigia possui 18 metros de altura, com um diâmetro interno de 8 metros, construída de vitrais. As paredes consistindo de painéis, cada constituído de 480 lâminas de vitrais, criando um espaço único, preenchido com a luz que passa através dos vitrais coloridos.
Das várias formas de vitrais, esse trabalho utiliza a técnica “dalle de verre” – laje de vidro, a qual emprega camadas de vidro variando de 2 a 3cm de espessura, que é muito mais grossa e mais forte do que a técnica de vitrais da Idade Média.
Os fragmentos de vidro foram quebrados com um martelo, de forma a criar padrões de quebraduras, a luz sendo refratada através dessas para produzir uma beleza reluzente sem paralelo, a qual se refere como um ‘vidro esculpido’.
O uso dessa técnica de criação de vitrais permite cores mais profundas, especialmente quando iluminadas pela luz solar. A luz de fora penetra para criar um mundo bonito e extraordinário, permitindo que os visitantes admirem a obra de arte vitral do interior da torre.
Mais reminiscente de uma torre do que de uma escultura, os visitantes podem entrar e subir uma escada em espiral cercada por vitrais coloridos, até uma plataforma de observação, a partir do qual pode-se ver todo o Hakone Open-Air Museum e as montanhas Hakone.
A escada em espiral no centro do edifício é dividida em duas partes, uma para subir e outra para descer, de forma que que as pessoas não passem umas pelas outras, tendo sido projetada para parecer uma fita pendurada, e toda a parede é coberta com vitrais, criando um mundo majestoso e mágico que é um espaço bonito e fotogênico, não importa onde você olhe.
A composição desse trabalho mostra ao mundo como se Loire ainda fosse uma criança, expressando isso na forma de um poema em prosa.
A cena é dividida em quatro seções, de frente para o leste, para o sul, para o oeste e para o norte, e retratando as quatro estações, primavera, verão, outono e inverno, permitindo aos visitantes apreciarem as estações em mudança, conforme eles sobem e descem a escada em espiral no interior.
Três estátuas em relevo de Atsushi Imoto, o qual harmonizou com o tom da poesia de Loire, estão afixadas numa espiral ao redor do exterior da torre.
Fontes:
Outdoor Sculptures – Permanent Exhibits – THE HAKONE OPEN AIR MUSEUM
Venetian Glass Museum | HAKONE JAPAN | Visit to Experience the Beauty of Japan
Incredible Piece of Art – the “spiral staircase” |ZEKKEI Japan 14 Exceptional Must-See Things at HAKONE OPEN AIR MUSEUM
Intrepid Scout
Gabriel Loire – Symphonic Sculpture
https://ateliers-loire.fr/fr/gabriel-loire-japon-hakone-open-air-museum.php
https://www.reflectiveresources.com/post/gabriel-loire-symphonic-sculpture
https://www.japan-guide.com/e/e5208.html
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”