Siena, o coração dourado do Renascimento em exibição na Christie’s
Uma seleção de obras-primas dos séculos I e XV celebra a época de ouro da pintura toscana. Pinturas e miniaturas em fundo dourado em exposição online e em locais internacionais da maison.
De 11 de abril a 11 de julho, a Christie’s homenageia uma das temporadas mais extraordinárias da história da arte com Siena and the Renaissance: A Selling Exhibition, uma exposição inteiramente dedicada à excelência pictórica de Siena entre os séculos XIV e XV.
Através de uma seleção refinada de pinturas e miniaturas sobre fundo dourado, a exposição traça a evolução de uma escola artística que, a partir da espiritualidade medieval, soube imprimir nova vida à narrativa visual, ao movimento e à expressão emocional.
Duccio di Buoninsegna, os irmãos Pietro e Ambrogio Lorenzetti, Simone Martini e Segna di Bonaventura estavam entre os protagonistas desta revolução silenciosa, capazes de influenciar profundamente a arte europeia muito além das fronteiras da Toscana. Entre as obras em destaque, destaca-se uma intensa “Santa Agnese” de Segna di Bonaventura (ativa em Siena entre 1298 e 1331), feita em têmpera sobre uma mesa com um precioso fundo de ouro, uma autêntica testemunha do fervor místico e do requinte técnico que animavam os estaleiros pictóricos daqueles anos.
Segna di Bonaventura, «Sant’Agnese». Courtesy Christie’s
A exposição estará disponível online e presencial no Christie’s Salon em Londres de 14 a 28 de abril, para acompanhar as etapas da Classic Week em Nova York (maio), Paris (junho) e novamente em Londres (junho-julho).
“O sucesso das obras de Sena é evidente tanto nas gerações sucessivas de artistas que seguiram o exemplo quanto na forma como essas imagens continuam a fascinar o público contemporâneo, assim como quase 700 anos atrás”, observa John Hawley, Diretor e Diretor de Vendas Privadas da Old Masters EMEA. A iniciativa faz parte de um clima de entusiasmo renovado pela arte de Siena, amplificado pela exposição em andamento na National Gallery de Londres, “Siena: The Rise of Painting, 1300–1350”, que permanecerá aberta até 22 de junho de 2025.
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”