Retrato de mulher misteriosa encontrada escondida sob Picasso centenário
Sob a pintura de um escultor espanhol está o contorno de uma mulher, segundo novas imagens infravermelhas. A obra será exibida em Londres.
Por mais de um século, o retrato de uma mulher misteriosa ficou escondido sob uma pintura do famoso Período Azul de Pablo Picasso. Agora, com a ajuda de tecnologia de imagem avançada, os conservadores do Courtauld Institute of Art, na Grã-Bretanha, descobriram a figura sob os azuis melancólicos do “Retrato de Mateu Fernández de Soto”, de Pablo Picasso, uma pintura a óleo de 1901, vista a olho nu. (Instituto de Arte Am
Römerholz/Courtauld)
Por mais de um século, um retrato de uma mulher misteriosa ficou escondido sob uma pintura do famoso Período Azul de Pablo Picasso. Agora, com a ajuda da tecnologia avançada de imagem, os conservadores do Courtauld Institute of Art, na Grã-Bretanha, descobriram a figura sob o blues temperamental do “Retrato de Mateu Fernández de Soto”.
O trabalho estará em exibição a partir de sexta-feira na Courtauld Gallery de Londres como parte de “The Griffin Catalyst Exhibition: Goya to Impressionism. Obras-primas da Coleção Oskar Reinhart.” “Há muito suspeitamos que outra pintura estava atrás do retrato de De Soto porque a superfície do trabalho tem marcas e texturas reveladoras de algo abaixo”, disse Barnaby Wright, vice-chefe da Galeria Courtauld, em um comunicado.
“Você pode até começar a fazer a forma dela apenas olhando para a pintura a olho nu”, acrescentou ele.
“Retrato de Mateu Fernández de Soto”, retratando o amigo escultor espanhol de Picasso, foi pintado em 1901 durante o Período Azul, que marcou uma mudança na linguagem visual de Picasso após o suicídio de seu amigo íntimo Carlos Casagemas. No canto superior direito do retrato de De Soto, um óleo de 24 por 18 polegadas sobre
tela, há uma representação do enterro de Casagemas, disse o Courtauld Institute of Art.
Imagens de infravermelho e raios-X revelaram a presença de uma pintura de uma mulher não identificada, que o instituto estima ter sido criada alguns meses antes. Seu penteado de coque da moda, ombros e dedos são visíveis na imagem infravermelha.
“A mulher pode ter sido uma modelo, uma amiga ou até mesmo uma amante posando para uma das imagens impressionistas coloridas de Picasso da vida noturna parisiense, ou uma mulher melancólica sentada em um bar”, disse o instituto. Ela se parece com imagens de mulheres sentadas pintadas por Picasso no mesmo ano em “Absinthe Drinker” e “Woman with Crossed Arms”, disse o instituto. Há também evidências de outra cabeça mais baixa na pintura, acrescentou.
Restrições financeiras muitas vezes levavam os artistas a reutilizar e retrabalhar telas. A última descoberta é significativa, disse Kenneth Brummel, co-curador de uma exposição sobre o Período Azul de Picasso, porque “mostra mais uma vez que Picasso, quando reutilizou seus suportes, incorporou as formas da composição subjacente à pintura de superfície”.
“Em ‘Retrato de Mateu Fernández De Soto’ e sua composição subjacente, as figuras retratadas descansam os cotovelos no que aparece na imagem infravermelha para ser uma mesa no mesmo nível”, escreveu ele em um e-mail.
Descobertas semelhantes vieram à tona em outras obras de Picasso nos últimos anos. Em 2021, um retrato de uma mulher nua e agachada foi revelado em “The Blind Man’s Meal” usando inteligência artificial. Uma análise científica de outro trabalho do Período Azul, “The Soup”, exibido na Coleção Phillips em 2022, mostrou duas camadas de imagens sob a pintura final.
Brummel disse que a figura descoberta sob “Retrato de Mateu Fernández de Soto” é semelhante ao retrato do cavalheiro desconhecido abaixo de “A Sala Azul”. Ambos “representam figuras cortadas de perto sentadas em um concerto de café, cabaré ou ambiente de teatro que são renderizados com contornos grossos, cores ousadas, silhuetas achatadas e ombros arredondados nos quais suas cabeças estão afundadas”, disse ele.
Picasso era um “metamorfo estilístico”, o que ajudou a estabelecê-lo como um dos gigantes da história da arte, disse Wright do Courtauld. “Tudo isso começa com uma pintura como essa.”
Por: Epoch Times Brasil
Publicado em: https://www.washingtonpost.com/style/2025/02/12/picasso-portraithidden-painting
Artmosphera: “Jornalismo investigativo, artístico e independente, precisa de seu apoio.
Divulgue, compartilhe e assine nossa Newsletter gratuita”